MÁQUINAS PESADAS X HIDRATAÇÃO

Imagina passar o dia inteiro em uma obra, debaixo de sol quente com barulho de máquinas, ou até no ambiente administrativo, onde as demandas não param de chegar, só de ler isso já dá é SEDE.

Com a correria do dia a dia de trabalho, acabamos deixando de lado pequenas atitudes que fazem enorme diferença na nossa saúde e qualidade de vida. A principal delas, BEBER ÁGUA!

Por isso, pensando em você que atua nesta área, ou em tantas outros setores de trabalho, trouxemos um pouco da importância de beber água para a tua qualidade de vida, saúde e bem estar.

Por que é tão importante beber água?

Desde pequenos aprendemos a importância da água para a nossa sobrevivência. Como um dos componentes mais abundantes do corpo humano, ela pode representar em média 60% do peso corporal de um indivíduo adulto.

A água é fundamental para as nossas células e suas estruturas, para dar suporte a várias reações metabólicas como o transporte de nutrientes e hormônios, controle da temperatura corporal, amortecendo impactos, compondo o líquido sinovial (que movimenta as nossas articulações), nossa saliva, lágrimas, urina, sangue.

Todos os dias o nosso organismo perde água de várias formas, através da respiração, no trato gastrointestinal, através da pele e dos rins, este último, responsável pelo equilíbrio hídrico. Estima-se que uma pessoa perde em média 1,5 a 3 litros por dia sem fazer exercícios físicos intensos, por isso, a necessidade de ingerir água durante o dia.

Uma das características mais notáveis do nosso corpo é a capacidade de perceber as mudanças e as necessidades internas e como resposta gerar um comportamento para restaurar o equilíbrio. A sede nada mais é do que um alerta indicando que precisamos repor água.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), se uma pessoa perder 10% do seu peso corporal em fluidos, poderá sofrer diversas lesões e complicações que podem ser fatais. Por isso em casos (considerados mais graves) como diarreias, vômitos e outras complicações, não hesite em buscar um pronto atendimento.

De modo geral não precisa se preocupar, basta observar sinais de desidratação e “encher o tanque” bebendo água durante o dia!

Mas quais são os sinais de desidratação além da sede?

A sede pode ser o único sintoma em caso de desidratação leve, porém, conforme a perda de líquidos se intensifica outros sintomas ficam mais evidentes como boca seca, fadiga, tontura, indisposição, desatenção, alteração na cor da urina, secura na mucosa da boca, olhos secos e fundos.

Em dias muito quentes, com excesso de atividades em que você sua muito ou urina com frequência, a perda de fluidos, pode ser suficiente para alterar o seu nível de atenção e sua disposição para atividades habituais e gradativamente pode surgir queda da pressão arterial postural (tontura ao se levantar).

A desidratação também pode causar sintomas não óbvios, veja a seguir:

Mau hálito

A desidratação reduz a produção de saliva, que tem propriedades antibacterianas. Assim, se você não produz saliva suficiente, pode ter crescimento excessivo de bactérias na boca, e um dos efeitos colaterais disso é o mau hálito, além de favorecer a piora da saúde bucal como um todo.

Por isso caso você perceba que além da boca seca, seu hálito não parece agradável, pode ser hora de se reidratar.

Pele ressecada

As vezes você pode pensar que a pele fica desidratada apenas quando você sua muito, porém quanto mais desidratado você fica, mais percebe a pele seca e muitas vezes, podemos observar a perda da elasticidade da pele.

Sabe quando você belisca a pele, ela demora um tempo para retornar a sua aparência normal, chamamos isso de turgor frouxo esse é um sinal claro de que você precisa “encher o tanque.”

Alteração no desempenho cognitivo e mau humor

Embora seja um assunto emergente, muitos estudos têm avaliado os efeitos cognitivos da desidratação e afirma-se que ficar desidratado pode alterar o desempenho cognitivo e deixar uma pessoa mal-humorada.

Em geral acredita-se que as emoções negativas como raiva, hostilidade, confusão, depressão e tensão, assim como a fadiga e o cansaço, podem se acentuar caso você esteja desidratado.

Um estudo verificou que mesmo um nível de desidratação inferior a 1%, do peso corporal, pode ser responsável pela piora do humor, além de promover alterações na atenção. O mesmo estudo constatou que hidratar-se pode melhorar a atenção, a memória e o humor, além dos sintomas de ansiedade e depressão.

Portanto, hidrate-se, vai te fazer bem!

Artigo por Kátia Ramalho

Artigo por Kátia Ramalho

Nutricionista clínica, especializanda em Saúde Mental e Psiquiatria e especializada em Neurociências pelo HCFMUSP, pós-graduada em Nutrição Funcional e Nutrigenônica e Nutrição Aplicada a Terceira Idade pela Universidade São Camilo. Sua paixão por cuidar dos pacientes com doenças crônicas, obesidade e comportamento alimentar surgiu durante a sua graduação, em sua experiência como voluntária na Liga de Síndrome Metabólica do HCFMUSP e em sua colaboração em projetos de pesquisa, como "Médicos na Cozinha" e "Culinary medicine and medical prescription" e Nutrição para o Crossfit®, explorando temas como a Medicina do estilo de vida e a percepção corporal e influência das mídias. Sua paixão pela promoção da saúde e do bem-estar é evidente em seu currículo acadêmico e científico.

Rolar para cima